Meio Ambiente

As boas práticas ambientais nos negócios consistem em empresas que adotam meios mais sustentáveis e ambientalmente corretos para funcionar. Isso ocorre tanto dentro da empresa com os colaboradores e estrutura, quanto fora, com o serviço que é prestado à sociedade. A população consome cada vez mais produtos provenientes de empresas sustentáveis.

Em diversos pontos, as práticas sustentáveis podem trazer benefícios financeiros para as empresas e são sempre úteis para a sociedade, uma vez que contribuem com a melhoria do mundo como um todo.

Alguns exemplos:

  • A diminuição no uso de descartáveis reduz a quantidade significativa de resíduos que demoram para se decompor.
  • O tratamento e reaproveitamento de água contribui com a economia de um recurso natural que está escasso e não descarta água suja na rede.
  • O uso consciente de energia elétrica colabora para o desenvolvimento sustentável do planeta e ainda contribui para reduzir os impactos ambientais negativos.
  • A coleta seletiva faz com que a destinação dos resíduos seja feita de forma correta, facilitando o reuso de vários desses resíduos nos pontos de reciclagem.
  • Opção por matérias-primas menos poluentes. Quanto menos química for utilizada nos diversos produtos, melhor para a nossa saúde e também para o meio ambiente.
  • Investidores veem com outros olhos as empresas que contribuem com o meio ambiente.
  • Utilizar fontes de energia renovável.
  • Promoção da conservação da biodiversidade.

Sobre as características inovadoras que serão avaliadas nas duas categorias do prêmio

As comodidades para os clientes vão muito além de uma tendência. Cada vez mais eles exigem um posicionamento das empresas com soluções personalizadas às suas demandas e necessidades. Por isso, é importante modernizar os serviços oferecidos, desde o atendimento ao modo de pagar. A missão atual das empresas consiste em conhecer a jornada dos seus clientes de perto e incluir serviços atrelados à solução completa de compra e às tecnologias disponíveis, com o objetivo de acompanhar as mudanças de comportamento dos consumidores.

A inovação não é uma virtude ligada apenas à tecnologia, é pensar fora da caixa, de maneira irreverente, criativa, antenada e de formas diversas de captação e manutenção de clientes. É desenvolver o empreendedorismo social, agregador de valor ao produto/serviço, ainda não explorados, com iniciativas sustentáveis.

Promover ações que tenham a capacidade de mobilizar conhecimento e criatividade.
Buscar territórios que tragam benefícios econômicos, comportamentais, resoluções de problemas e praticidades para o dia a dia das pessoas.

Alguns exemplos:

Produtos inovadores com base em tecnologia

  • Um delivery diferente;
  • Uma experiência de compra no metaverso;
  • Um robô que demonstra um produto do seu negócio;
  • Inovação no varejo para canais;
  • Aplicação de Big Data e uso de Business Intelligence; e
  • Criar produtos e serviços de forma criativa.

Foco na solução de problemas de uma comunidade

  • Experiências inéditas para o cliente final;
  • Ações de reinvenção das marcas, como novas formas de entrega, logística; e
  • Enxergar o consumidor de forma holística.